segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PREFEITURA DE UBERLÂNDIA ELABORA PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

Desde o mês de novembro de 2010  o IAB_Núcleo Uberlândia tem participado das discussões referentes ao Plano de Mobilidade Urbana para a cidade de Uberlândia - haja vista que a entidade faz parte do Conselho Municipal do Plano Diretor.
O muncípio enviou para o IAB e demais entidades integrantes do Conselho um documento para a discussão do Plano. Este documento trata de algumas diretrizes e ações que o município pretende realizar para os próximos 10 anos.
Prevendo uma cidade com Hum milhão de habitantes e para um horizonte de 2.020, o Plano traz várias inovações e propõe a priorização do deslocamente não motorizado sobre o motorizado. Existe também propostas de integração dos modais de deslocamento com o transporte público além do tratamento urbano respeitanto o conceito de desenho universal. Propõe também a futura execução de várias ligações viárias - obras de arte ou viadutos em vários pontos da Av. Rondon Pacheco. Prioriza a execução da requalificação do centro assim como investimentos públicos para projetos de intervenções em alguns subcentros antigos da cidade e sempre aguardando por projetos públicos que os reavalorizassem.
No plano existe ainda a proposta de fortalecer o Sistema Integrado de Transporte e a execução de Novos Terminais de Ônibus: Novo Mundo, Dona Zulmira, Universitário e Jardins além dos novos corredores de ônibus que farão também uma integração temporal.

O ponto fraco do documento está na não apresentação de propostas relacionadas à integração com os Distritos de Uberlândia, com a sua área rural e com a possibildade de percursos e/ou linhas que fomente o turismo ecológico e de conhecimento do nosso patrimônio material e imaterial instalado nestas áreas. Também não existe diretrizes de integração do transporte urbano que ligue de maneira mais freqüente a zona rural com o tecido urbano, dando apoio aos moradores destas áreas para sanar suas demandas, quando necessárias, na sede do município.

Um dos pontos polêmicos a serem melhor refletidos está na proposta de desapropriações de edificação lindeira à Av. Sérgio Pacheco c/ a Floriano Peixoto, próximo à Praça Sérgio Pacheco, para melhoria do acesso a Praça Sérgio Pachecoi, aonde há de se perguntar se estamos dispostos a arcar com os custos de tal desapropriação em função da mobilidade ubana - haja vista que os terrenos destas áreas têm um alto valor de mercado.

Outro ponto a ser discutido está na manutenção do sistema público de transporte - que hoje fica a cargo dos seus usuários, e assim, dificulta a melhoria do sistema. Não deveria o transporte privado financiar, através do estacionamento rotativo, a manutenção deste sistema? É justo o trabalhador urbano - que  tem sua renda limitada - pagar pelas gratuidades existentes?
E enquanto a nós arquitetos? O que esperamos do Plano?

Enfim, o IAB Uberlândia, abre para aceitar propostas para serem encaminhadas até amanhã dia 21/12/2010 para que sejam discutidas no dia 23/12/2010 - provavelmente a última reunião do conselho. 

Segue em anexo no e-mail da entidade, o documento encaminhado pela prefeitura com a íntegra das propostas.

Encaminhar as propostas para o e-mail: iab_nudi@yahoo.com.br

Nenhum comentário: