sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO FOI APROVADO


Ficou para o final do segundo mandato do Presidente Lula a aprovação do CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O ex-presidente da Repúbica assinou sua aprovação exatamente no dia 31 de dezembro de 2010. É verdade que outro projeto de lei já havia passado pelo seu gabinete mas devido a alguns artigos insconstitucionais, todo o projeto de lei teve que ser refeito. O que foi positivo pois apliou-se o debate possibilitando uma lei mais enxuta e - todos esperamos - aplicável. 


O Conselho de Arquitetura é uma das várias lutas históricas da área de Arquietura e Urbanismo e hoje em função da quantidade de faculdades de arquiteturas e de profissionais atuantes, fez-se necessário a criação de uma autarquia federal que defenda a sociedade de profissionais leigos que venham a atuar na área de projeto e execução da atividade inerente ao arquiteto.


A Arquitetura e o Urbanismo já de longa data atua em conjunto com setores da engenharia civil e com freqüência nossas atribuições profissionais são confundidas. É provável que algumas dessas confusões não sejam sanadas com o novo Conselho mas que o mesmo poderá servir de instrumento para maior divulgação da importância do projeto e da sua execução por profissionais habilitados


Enfim, é um momento de divulgação deste novo conselho e da atuação responsável do arquiteto perante à socidade. Durante todo o ano de 2011 será realizado o processo de transição dos Arquitetos, Urbanistas e Engenheiros Arquitetos para o novo Conselho.


p.s.- Este ano de 2011 os profissionas de Arquitetura e Urbanismo irão ainda sim pagar normalmente a anuidade e realizar o recolhimento das Arts para o Conselho Regional de Engenhria, Arquitetura e Agronomia. Parte deste valor servirá para a estruturação do novo Conselho.

Para saber mais: http://www.cau.org.br/

Nenhum comentário: